agirevitar

6 dicas de campanha de combate à dengue

campanha-combate-dengue-2

Todo protocolo de combate à dengue só é realmente eficaz se a população colaborar e essa não é uma tarefa fácil. É preciso investir na conscientização do cidadão e levar a informação a todas as classes sociais, para fazer com que todos entendam a importância da colaboração de cada indivíduo e, principalmente, saibam que o controle da doença depende de cada um de nós. Vale ressaltar que a chamada febre chikungunya já está presente no Brasil e o mosquito que a transmite é o mesmo Aedes aegypti que transmite a dengue, ou seja, combatê-lo é ainda mais importante. Veja algumas dicas de campanha de combate à dengue.

1 Faça palestras em escola

palestras-escolar-combate-dengueAs crianças são as responsáveis por levarem muita novidade para dentro de suas casas. Muitas vezes, são os mais novinhos que chagam da escola com algo novo e cobram dos pais que o façam. É por isso que as ações em escolas precisam ser feitas, para que essas novas gerações sejam atingidas e eles se tornem cidadãos conscientes e ativos no combate à dengue. Para isso, fazer palestras nas escolas, levando um médico, um biólogo ou um médico veterinário para falar sobre a dengue e sobre o aedes aegypti, é uma maneira de informar as crianças.

2 Treine os professores

Dar cursos para os professores sobre a doença e sobre o combate à dengue é uma maneira eficiente de fazer com que esse conhecimento se dissipe. Lembre-se de que dentro de sala de aula eles têm contato com inúmeras crianças diariamente e poderão passar isso e enfatizar o que foi dito nas palestras, dentro de salas de aulas.

população-combate-dengue

3 Participe de feiras e festas

Estar presentes em feiras e festas, com vídeos expositores e panfletos, é uma forma de atingir aos municípios. Por exemplo, vai ter uma festa de dia das crianças na pracinha da cidade? Leve o mosquito da dengue para a praça e planeje atividades que envolvam conhecimentos sobre o combate à dengue.

4 Vídeos educativos

Como falamos, os vídeos são ótimas ferramentas e precisam ser divulgados. Uma ideia interessante é passá-los em telões quando for ter shows na cidade. Os telões sempre ficam ligados e antes dos shows, vídeos informativos podem ser passados para tentar atingir ao grande público presente, reforçando o combate à dengue entre as pessoas.

5 Realize mutirões de limpeza

Quando a população se envolve em um evento qualquer é mais fácil que a conscientização ocorra. Isso faz com que os mutirões de limpeza acabem sendo uma maneira eficaz de ensinar que é importante não jogar lixo nas beiras de rios e córregos, por exemplo, por que acabam acumulando água e servindo de local para proliferar o aedes aegypti, dificultando o combate à dengue. Organize mutirões com os munícipes. Para incentivá-los a participar, além de divulgar, ofereça sorteio de brindes entre eles, como camiseta da campanha de combate à dengue, ou algo semelhante.

6 Passeio ciclístico educativo

passeio-ciclistico-combate-dengueOs passeios ciclísticos costumam atrair as famílias, organizar um evento desses que envolva instrução e diversão é uma ótima maneira de espalha informações. Você pode ter um carro de som que vá dando alertas, entre uma música e outra, distribuir adesivos com dicas de combate à dengue, entre outros.

Agora que você já viu formas de campanha de combate à dengue!