capa_dia-da-saúde

Dia Mundial da Saúde: a prevenção é a melhor solução!

O Dia Mundial da Saúde é comemorado em 07 de abril, data compatível com a fundação da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1948. A comemoração é uma oportunidade para conscientizar a sociedade sobre aspectos que afetam a saúde e a qualidade de vida.

Let’s talk

Em 2017 a OMS decidiu direcionar os esforços do Dia Mundial da Saúde, à depressão. Distúrbio afetivo que pode afetar pessoas de qualquer idade. A depressão tem como sintomas, há presença de pessimismo, baixa auto-estima e tristeza, que podem aparecer concomitantemente.

Com a chamada “Let’s talk (“Vamos conversar”, em português), a campanha reforça que falar abertamente sobre a depressão é uma excelente forma de entender, prevenir e tratar a doença.

Tecnologia para prevenção

A depressão já um um problema de saúde pública no Brasil e no mundo. No nosso país 5,8% da população é afetada pela doença. Infelizmente alguns tipos de depressão não podem ser evitados, devido a sua origem bio-psico-social ou seja biológica, psicológica e social.

Prevenção é um fator importante na saúde, já que é possível reduzir os casos e gastos com o tratamento das doenças. Um governo que estimula, incentiva e implementa soluções preventivas, otimiza a gestão pública de um município, estado ou país.

A tecnologia cada vez mais tem sido uma ferramenta estratégica na gestão da saúde e prevenção de doenças que afetam grande parcela da população. Já pensou se o setor público pudesse antecipar as informações sobre doenças? Isso já é possível para as doenças dengue, zika e chikungunya!

Através de uma tecnologia chamada MI-Aedes, a cada 250 metros é colocado um atraente, (composto sintético que atrai as fêmeas grávidas pelo odor) preso a uma armadilha  (que reproduz ambiente propício para a fêmea depositar os ovos). Dessa forma, é possível, em um monitoramento semanal, acompanhar o nível de infestação do Aedes na região. Sendo possível que com estes dados o poder público realize ações de combate contra o mosquito em momentos e locais de fato relevantes. Os mosquitos são levados ao laboratório e, em até uma semana, consegue-se diagnosticar se o inseto está transmitindo algum vírus (dengue, zika ou chikungunya).

Cuide-se bem!

Lembre-se que você é o maior responsável em cuidar da sua saúde. Por isso crie bons hábitos, como: uma alimentação à base de frutas, verduras, proteínas e carboidratos, beber água, dormir bem, praticar esportes, evitar cigarros e bebidas alcoólicas e encontrar os amigos para conversar. Não se esqueça de cuidar de sua casa para que não seja um ambiente com vários locais propícios para desenvolvimento vetorial, como o mosquito Aedes aegypti (transmissor da dengue, zika e chikungunya).

Seja um multiplicador do viver bem e com saúde e compartilhe essas informações.